Dez Anos da Nova Era de Doctor Who.

[O post a seguir pode conter spoilers das novas temporadas de Doctor Who]


Olá pessoal!

No dia 26 de Março, completou-se 10 anos desde que a série britânica de ficção científica, Doctor Who, voltou as telas da BBC. A série foi sucesso desde de sua estreia, em 1963, com Willian Hartwell no papel do primeiro Doutor, porém passou muito tempo fora da televisão.



Para quem não conhece a série, ele conta a estória do Doutor, um alienígena de um planeta chamado Gallifrey, que viaja no tempo e espaço em sua nave chamada TARDIS - Time and Relative Dimention In Space (Tempo e Dimensão Relativa no Espaço), sempre com um(a) companheiro(a). Em suas viagens, o Doutor e seus parceiros conhecem os mais diversos planetas e seres e sempre acabam salvando o Universo de alguma forma. Ele possui um jeito de "enganar" a morte. Quando seu corpo está morrendo, ele se regenera, mudando de forma e personalidade, mas mantendo suas memórias. Por isso, existem tantos "Doutores" na série.

No ano de 2014, a série toda completou 50 anos e teve um grande especial, que passou da tela da TV para a dos cinemas, com um episódio chamado The Day Of The Doctor (O Dia do Doutor). Salas de cinema do mundo inteiro ficaram lotadas. Aqui no Brasil, o especial foi transmitido pelo Cinemark e esgotou poucas horas após os ingressos estarem disponíveis a venda.

Mas, como essa semana a nova era de Doctor Who completou 10 anos, este post é dedicado aos Doutores 9, 10, 11 e 12, seus respectivos companheiros e seus diretores e produtores.


(Chistopher Eccleston com Nono Doutor)

Em 26 de março de 2005, Doctor Who volta a televisão, sendo transmitido pela BBC One, na Inglaterra e na BBC HD, aqui no Brasil. Russell T. Davis e Julie Gardner assumiram a direção e produção respectivamente. Christopher Eccleston assumiu o papel do Doutor e Billie Pipper de Rose Tyler, sua companheira de viagens.

(Billie Pipper e Eccleston como Rose Tyler e Nono Doutor)

Eccleston interpretou o Nono Doutor somente durante o ano de 2005, se regenerando no especial de Natal "The Parting of The Ways" (A Separação do Caminhos), dando lugar a David Tennant, o Décimo Doutor.

(David Tennant como Décimo Doutor)

David Tennant interpretou o Décimo Doutor durante três temporadas, de 2006 á 2008, mais quatro episódios especiais, no ano de 2009. Durante seu período como Doutor, ele esteve junto de três acompanhantes: Rose Tyler, interpretada por Billie Pipper, Martha Jones, papel de Freema Agyeman e Donna Noble, que ganhou vida através da atriz Catherine Tate. A direção e produção ainda pertencentes a Russell e Julie.

(David Tennant e Catherine Tate como Décimo Doutor e Donna Noble)

Após uma série de quatro especiais em 2009, o Doutor de Tennant regenerou em "The End Of Time - Part 2" (O Fim do Tempo - Parte 2). Então, Matt Smith assumiu o posto de Décimo Primeiro Doutor.

(Freema Agyema como Martha Jones)

Russell T. Davis e Julie Gardner também deixaram de produzir a série, depois do fim do Doutor de Tennant. Steven Moffat e Mark Gatiss assumiram a direção e produção do show na Era de Matt Smith.

(Matt Smith como Décimo Primeiro Doutor)

Smith deu vida á seu Doutor durante três temporadas, de 2010 á 2013, contando com Karen Gillan e Arthur Darvill, que interpretaram o casal Amy Pond e Rory Willians, Alex Kingston, como River Song e Jenna Coleman, interpretando Clara Oswald.

(Alex Kingston, Arthur Darvil, Matt Smith e Karen Gillan como River Song, Rory Williams, Décimo Primeiro Doutor e Amy Pond)

O Décimo Primeiro Doutor de Matt se regenerou no especial "The Time of The Doctor" (O Tempo do Doutor) e Peter Capaldi teve sua vez como o Décimo Segundo Doutor.

(Peter Capaldi como Décimo Segundo Doutor)

Peter Capaldi estreou em 2014, ao lado de Jenna Coleman como Clara Oswald durante a oitava temporada, dirigida ainda por Moffat e Gatiss e continuará seu papel em 2015, durante a nona temporada.

(Jenna Coleman e Peter Capaldi como Clara Oswald e Décimo Segundo Doutor)

Um acontecimento importante que marcou o enredo da nova era foi a Guerra Temporal entre os Senhores do Tempo, a raça a qual o Doutor pertence e os Daleks, antigos inimigos dos habitantes de Gallifrey. Durante essa grande guerra, o Doutor teve de fazer uma escolha: explodir seu planeta com todos os habitantes nele ou deixar o Universo sucumbir e perder sua existência devido a guerra. Então, usando uma arma chamada "O Momento", ele destruiu Gallifrey e se tornou o último da raça dos Senhores do Tempo.

(John Hurt como Doutor de Guerra)

Com os acontecimentos do especial de 50 anos The Day Of The Doctor (O Dia do Doutor), conhecemos o "War Doctor" (Doutor de Guerra), interpretado brilhantemente pelo Sir. John Hurt, onde ele, o Décimo Doutor e o Décimo Primeiro Doutor se encontraram em um incrível "crossover" e resolvem que, ao invés de explodir Galiffrey, eles a colocariam em um "Universo de Bolso" e fariam os Daleks matarem a si mesmos no fogo cruzado.

Alguns presonagens da Era Clássica foram trazidos para a Nova Era: Sarah Jane Smith e O Mestre.

(Elisabeth Sladen como Sarah Jane Smith e o cachorrinho robô K9)

Sarah Jane, representada por Elisabeth Sladen (1946 - 2011), foi acompanhante do Quarto Doutor (Tom Baker), porém conheceu muitas outra encarnações do personagem. Seu aparecimento nas novas temporadas foi na fase de David Tennant, durante o episódio "School Reunion" (Reunião de Escola). Ganhou seu próprio show, chamado "The Adventures of Sarah Jane" (As Aventuras de Sarah Jane), que teve final em 2011, após o falecimento da atriz. Sarah também trouxe com ela da série clássica, o cachorrinho robô K9, um android que ajudou o Doutor em suas aventuras.

(Michelle Gomez e John Simm como "Mestre")

O Mestre é como um arqui-inimigo do Doutor. Também um Senhor do Tempo, inicialmente era seu amigo, porém, seguiram caminhos diferentes onde seu maior interesse era dominar o Universo, não apenas explorá-lo como o Doutor fazia. Por também ser de Gallifrey, o Mestre tem o poder de se regenerar. Durante a série nova, foi interpretado por John Simm, durante a fase de Tennant, e retornou agora em 2014, juntamente a Peter Capaldi, desta vez representado por Michelle Gomez, mudando o gênero do personagem para feminino.

(John Barrowman como Capitão Jack Harkness)

Outros personagens importantes na narrativa que, não são acompanhantes frequentes, mas sempre estão ao lado do Doutor são Capitão Jack Harkness, vivido por John Barrowman durante as quatro primeiras temporadas da nova era, River Song, interpretada por Alex Kingston, no período das temporadas cinco, seis e sete e Mickey Smith, namorado de Rose Tyler durante a primeira temporada, que virou um agente da Torchwood, que acabou se casando com Martha Jones.

Então é isso pessoal. espero que tenham gostado e, aqueles que ainda não acompanham a série, passem a acompanhar Doctor Who.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário